09/05/2013

Prazos de inscrição em EPE na Suíça em conflito com calendário de férias do país (Grupo Parlamentar do BE, 16 Abril 2013)


http://www.beparlamento.net/prazos-de-inscri%C3%A7%C3%A3o-em-epe-na-su%C3%AD%C3%A7a-em-conflito-com-calend%C3%A1rio-de-f%C3%A9rias-do-pa%C3%ADs 

Prazos de inscrição em EPE na Suíça em conflito com calendário de férias do país

16 de Abril de 2013 | Por Helena Pinto, Luís Fazenda 

 

Desde o início desta Legislatura que o Bloco de Esquerda tem vindo a alertar para a situação insustentável que o Governo tem vindo a criar no sistema de Ensino do Português no Estrangeiro, tendo, ainda em 2012, dispensado 49 professores em Espanha, Suíça e França, levando a que cerca de 6000 alunos ficassem sem aulas.

O Bloco de Esquerda apresentou em maio de 2012 o Projeto de Resolução 325/XII que propunha o reforço do ensino do português no estrangeiro através de um Programa Estratégico para o Ensino do Português no Estrangeiro, bem como a eliminação de qualquer propina. No entanto, o Governo decidiu aplicar propinas aos alunos de português no estrangeiro. Esta decisão, só por si, cria já graves problemas às comunidades de portugueses espalhados pelo Mundo, introduzindo uma discriminação inaceitável entre quem estuda dentro e fora do país e acentuando as desigualdades sociais.

O Bloco de Esquerda entregou já uma pergunta sobre as exigências burocráticas que estão a ser praticadas para o Ensino Português no Estrangeiro (EPE). Tomou, entretanto, conhecimento de que as datas de inscrição para os alunos na Suíça, (8 a 28 de abril), correspondem a período de férias em 11 cantões desse país, tornando impossível o cumprimento do prazo estipulado, dado que os estabelecimentos escolares estarão encerrados e os alunos de férias.

É por isso uma decisão que escapa a qualquer explicação racional, sobre a qual o Bloco de Esquerda gostaria de obter justificações e, caso se justifique, uma retificação por parte do Governo.

Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros, as seguintes perguntas:

1. Confirma o Governo as datas indicadas para as inscrições no EPE na Suíça?

2. Dado que as referidas datas entram em conflito com o calendário de funcionamento das escolas na Suíça, como justifica o Governo esta decisão?

3. Que medidas irá o Governo tomar para retificar a situação?

Sem comentários:

Enviar um comentário