22/11/2012

Observatório dos Luso-Descendentes (Set./Out. 2010)



http://luso-descendentes.blogs.sapo.pt/1070.html 

 
Terça-feira, 28 de Setembro de 2010

Conferência de imprensa

O Observatório dos Lusodescendentes vai ser oficialmente apresentado em conferência de imprensa no Hotel Sofitel em Lisboa no próximo dia 29 de Setembro pelas 11h.
Estarão presentes o Secretário de Estado das Comunidades, Dr. António Braga, o Embaixador de França em Portugal, Pascal Teixeira da Silva, a Cônsul de França no Porto, Aude de Amorim (ambos luso-descendentes e apoiantes do OLD), um representante da Presidência da Republica, deputados e demais individualidades públicas. Contamos também com a presença de luso-descendentes para o lançamento desta organização privada, sem fins lucrativos, de cidadãos luso-descendentes.
O Observatório tem como missão identificar os cidadãos luso-descendentes no mundo e acompanhar o número e o perfil dos luso-descendentes ao longo dos anos. É também uma plataforma de união, de representação e de apoio aos cidadãos luso-descendentes que queiram manter uma ligação com outros cidadãos luso-descendentes.

&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&


16-12-2010

O Observatório dos Luso-Descendentes é uma organização privada, sem fins lucrativos, de cidadãos luso-descendentes. Tem como missão identificar os cidadãos luso-descendentes no mundo e acompanhar o número e o perfil dos luso-descendentes ao longo dos anos. É também uma plataforma de união, de representação e de apoio aos cidadãos luso-descendentes que queiram manter uma ligação com outros cidadãos luso-descendentes. É cidadão “luso-descendente” quem nasceu fora de Portugal e é simultaneamente filho de Pai e/ou de Mãe natural de Portugal e de nacionalidade portuguesa. O cidadão “luso-descendente” pode não ser de nacionalidade portuguesa. Venha connosco construir a maior comunidade de cidadãos luso-descendentes no mundo! O Observatório dos Luso-Descendentes foi criado no passado dia 10 de Junho de 2010, dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +  



Sexta-feira, 1 de Outubro de 2010

Criado simbolicamente a 10 de Junho, Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas, mas só agora apresentado publicamente, o Observatório dos Luso-Descendentes foi pensado por cerca de 50 luso-descendentes de segunda geração, maioritariamente de França.
"A associação tem como fim identificar, unir, representar e apoiar os filhos de portugueses nascidos no estrangeiro que optem por regressar a Portugal ou que, a residir na diáspora, queiram manter uma ligação com o país das suas origens”, referiu a presidente do Observatório dos Luso-Descendentes, a luso-francesa Emanuelle Afonso.
Emmanuelle Afonso quer aliás que o Census 2011 inclua perguntas específicas para se determinar quantos filhos de portugueses no estrangeiro estão a residir em Portugal.
"Não existem dados de quantos luso-descendentes estão a voltar. Para ter esses dados, existe uma boleia fantástica que é o Census 2011 e queremos muito convencer os responsáveis a deixarem-nos incluir duas ou três perguntas estratégicas para conseguir essa informação, quantitativa e qualitativa ao mesmo tempo”, disse a responsável.
Outro dos objetivos do Observatório é o de criar um Centro de Estudos sobre luso-descendentes para gerar conhecimento sobre os filhos de portugueses no estrangeiro.
Resolver problemas com a aprendizagem da língua portuguesa e com questões relacionadas com a Lei da Nacionalidade, com equivalências académicas e com a compra de casa são outras das prioridades do Observatório.

Sem comentários:

Enviar um comentário