07/03/2012

Carta Aberta aos Portugueses na Suíça (MCDES.Fev 2012)

CARTA  ABERTA  AOS  PORTUGUESES  
A  VIVER  NA  SUÍÇA

Caros compatriotas,  

Como talvez saibam, um dos objectivos dos últimos governos portugueses tem sido demitirem-se das suas responsabilidades em relação ao Ensino de Português no Estrangeiro (= EPE), um direito constitucional garantido aos filhos dos emigrantes portugueses (Constituição Portuguesa, artigo 74, par. 2).

No final do passado ano de 2011, o EPE na Suíça sofreu um duro golpe: 20 professores foram despedidos em Dezembro e 3000 crianças e jovens ficaram sem aulas de Português. Neste momento, há cerca de 1200 alunos sem aulas, os restantes têm aulas em condições muito precárias.

Actualmente, há na Suíça 127 professores do EPE, mas o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, já anunciou mais despedimentos no final do ano lectivo a decorrer. Segundo ele, vai ser aberto um concurso para garantir a colocação de 100 professores na Suíça. Isso significa que mais 27 professores serão despedidos! O seu filho/a sua filha poderá ser uma das próximas crianças a ficar sem aulas de Português.

Além disso, tem sido anunciado que as aulas de Português são só para alunos até ao 6º ano, tendo os restantes aulas pela internet. Mas aquilo de que as crianças necessitam é do contacto com professores portugueses, que lhes transmitam gosto pela cultura e lhes sirvam de modelo de bem falar a língua de Camões e Pessoa. Como é que as crianças poderão treinar a língua e melhorar as suas competências linguísticas e culturais dessa forma? Vão falar com o computador?

O governo português está a destruir a relação dos nossos filhos com a cultura portuguesa. Esquece-se que as crianças de hoje serão as mulheres e os homens de amanhã e investir numa boa relação delas com Portugal, com a língua e a cultura portuguesas, é a melhor forma de manter vivos os laços com o país de origem. Isto também é do interesse de Portugal.

Os sucessivos governos não se têm preocupado muito com a comunidade portuguesa na Suíça. Basta ver os salários de miséria que o estado português paga aos seus funcionários consulares e aos professores do EPE.

O actual governo vem-se demitindo sem pudor das suas responsabilidades para com a comunidade portuguesa. Anuncia que quer que as autoridades escolares suíças colaborem no EPE, mas estas queixam-se que há falta de diálogo e de abertura por parte das autoridades portuguesas, mesmo quando são solicitadas informações atempadas, cooperação e soluções alternativas para a situação agora criada.

Tudo isto é mau para a comunidade! Não é tolerável tão grande falta de respeito e por isso fazemos um apelo aos portugueses para que guardem o vosso dinheiro no país de acolhimento. Eles acolheram-nos e eles sim respeitam os nossos filhos, dando-lhes o melhor ensino.

Por tudo isto, juntem-se a nós no dia 17 de Março (sábado) em Berna para uma manifestação (concentração em Waisenhausplatz às 14 horas). Vamos mostrar ao governo português que chega de mentiras e que não toleramos tão grande falta de consideração pelos nossos filhos e pela Língua Portuguesa no estrangeiro.

Para mais informações sobre o Movimento Cívico de Defesa do EPE na Suíça, deve dirigir-se à comissão de pais da sua zona.

A colaboração de todas e todos é preciosa e necessária para fazermos frente aos ataques de um governo que não honra os compromissos com a comunidade portuguesa na Suíça.

Unidos pelos interesses da comunidade portuguesa na Suíça, vamos todos a Berna no dia 17 de Março!

Fevereiro de 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário