04/03/2012

Reivindicações do MCDES (14 Jan. 2012)


Reivindicações do Movimento Cívico de Defesa do EPE na Suíça

1.    O Governo português tem que garantir o direito ao ensino da língua portuguesa e o acesso à cultura portuguesa por parte dos filhos de emigrantes portugueses, tal como consagrado na Constituição da República, no artigo 74, ponto 2, alínea i).

2.    O Governo português tem que solucionar de imediato a falta de aulas do EPE de cerca de 3 000 alunos na Suíça, na sequência do despedimento de 20 professores.

3.    Os professores despedidos devem ser readmitidos de imediato, de modo a manter o compromisso assumido com as autoridades escolares suíças (o número de cursos para o ano escolar 2011/12) e de modo a garantir a qualidade do ensino do EPE, evitando anulação de cursos, a sobrecarga dos professores no activo e deslocação dos alunos a localidades distantes da sua residência.

4.    A rede de cursos do EPE na Suíça definida para o ano escolar 2011/12 deve ser mantida, com base no modelo e nas estruturas existentes.

5.    O Estado português tem obrigação de continuar a financiar o ensino do EPE (proposta: 1% sobre os lucros das remessas dos emigrantes podem ser reencaminhado para um fundo de financiamento do EPE)

6.    O diálogo, a comunicação e o trabalho de parceria entre Coordenação de Ensino do EPE na Suíça e representantes das comissões de pais e professores tem que ser melhorado e reforçado. Os mesmos devem ser reconhecidos como parceiros legítimos em todo o processo do EPE.

7.    A comissão dinamizadora do Movimento Cívico de Defesa do EPE na Suíça é reconhecida como representante de pais e professores e outros elementos da comunidade e como parceiro legítimo no diálogo com as instituições oficiais, no que diz respeito ao EPE.

8.    Os contactos e o trabalho de parceria com as autoridades escolares suíças têm que ser intensificados e reforçados.

Documento aprovado, por unanimidade, no decorrer da fundação do Movimento Cívico de Defesa do EPE na Suíça.

                                                                                                        Zurique, 14 de Janeiro de 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário