04/03/2012

Estado PT ignora autoridades suíças (4 Fev. 2012).MCDES


Representantes do Estado português ignoram autoridades suíças
O Secretário de Estado, José Cesário, pôs em causa a capacidade e seriedade dos professores, e mesmo das autoridades suíças, insinuando que uns forjavam os números de alunos a frequentar os cursos de língua materna com a cumplicidade dos outros.
Na Suíça, o Estado português e seus representantes locais negam a centenas de crianças o direito a frequentar os cursos da sua língua e cultura materna. No cantão de Zurique, os contínuos de 32 escolas locais continuam à espera dos professores de língua portuguesa e das mais de 700 crianças, que actualmente se encontram sem aulas.
Decorridas quatro semanas após o início do 2º Semestre, em Zurique a realidade é muito diferente das notícias vindas da Embaixada em Berna, cito: “A situação está resolvida, só em dois ou três casos pontuais é que não”.
Para os representantes do departamento de educação do estado suíço, “é impensável que esta situação se esteja a passar com o segundo maior grupo de crianças estrangeiras a frequentar os cursos de língua materna”.
Os representantes locais do estado português na Suíça têm ignorado as autoridades locais desde o início. Nunca obtiveram “uma comunicação oficial que os informasse da real e actual situação”. Essa informação chegou-lhes através dos professores portugueses despedidos, cerca de 12 dias antes do final do 1° Semestre. Até ao momento, não obtiveram qualquer resposta às três cartas enviadas para a Embaixada em Berna.
Nem mesmo o Senhor Secretário de Estado, José Cesário, de visita à Suíça nos dias 1 e 2 do corrente mês, estabeleceu qualquer contacto. Pelo contrário: pôs em causa a capacidade e seriedade dos professores, e mesmo das autoridades suíças, insinuando que uns forjavam os números dos alunos a frequentar os cursos de língua materna com a cumplicidade dos outros.
No encontro realizado no Consulado Geral de Portugal em Zurique, no dia 02 de Fevereiro com representantes do Movimento Cívico de Defesa do EPE (= Ensino Português no Estrangeiro) na Suíça, o Sr. José Cesário sublinhou que “ temos de averiguar estes números (…) e será através de uma prova de certificação no final do ano lectivo”.
Talvez por falta de conhecimento, ou ignorância, o Sr. José Cesário não sabe que a avaliação é contínua e reconhecida pelo sistema escolar suíço, pondo em causa, uma vez mais, o sistema helvético e toda a parceria, desde a oferta das salas de aulas, material escolar e logístico, formação gratuita - administrativa e pedagógica - aos professores de língua e cultura materna.
A delegação do Movimento Cívico entregou ao Sr. Secretário de Estado as suas reivindicações e convidou-o para um encontro tripartidário, - representantes do Estado português, Estado suíço e Movimento Cívico. Infelizmente, o convite não foi aceite.
Como a falta de respostas e de diálogo continua, por parte do governo e sua representante, o Movimento Cívico de Defesa do EPE na Suíça, vai-se reunir no próximo sábado, dia 11 de Fevereiro, em Berna, com representantes de comissões de pais de toda a Suíça, na perspectiva de encontrar novas medidas de acção.  
Movimento Cívico de Defesa do EPE na Suíça                                                                            Zurique, 04.02.2012    

Sem comentários:

Enviar um comentário