04/03/2012

Fim do Ensino de LCP no Estrangeiro (14 Dez. 2011)


Fim do ensino da Língua e Cultura Portuguesa no estrangeiro

Dezembro 14, 2011                                                                               
Medida tomada pelo XIX Governo Constitucional, com o apoio do Instituto Camões. É o fim, … em 72 países perdem os empregos 1691 docentes e 155 000 jovens e crianças portuguesas e luso-descendentes a possibilidade de estudar a sua língua e cultura materna.
A menos de um mês do final do primeiro semestre de aulas, – a 29 de Novembro – 20 docentes na Suíça dos cursos de Língua e Cultura Portuguesa no estrangeiro receberam uma comunicação – primeiro por telefone e posteriormente por via electrónica – que a 31 de Dezembro 2011 cessariam as suas funções. A indignação instalou-se na comunidade portuguesa.
Talvez numa tentativa de analisar a situação, o assessor do Sr. Secretário de Estado José Cesário, foi recebido nas instalações do Consulado Geral de Portugal em Zurique pela Sra. Cônsul, no passado domingo, 10 de Dezembro. Um encontro organizado num secretismo quase perfeito pela célula do partido no governo em Zurique.
Terminada a visita, foram surpreendidos por quase duas centenas de cidadãos portugueses a residir nesta cidade. Foi o “repicar dos sinos” por via SMS, que se deslocaram ao Consulado, com a intenção de obter respostas às suas perguntas.
Nem a representante da República Portuguesa em Zurique, – que abandonou as instalações a meio do diálogo, nem o representante do Ministério, o Sr. João Governo, “tiveram qualquer resposta para o despedimento de vinte professores, nem como e quando retomariam as aulas para os mais de 2000 alunos, quem se responsabilizava pelo certificado de avaliação a ser entregue ao professor da escola suíça no final de Janeiro”.
O secretismo da visita do Sr. Governo e a sua afirmação, quase contínua, de que “estamos aqui para vos ouvir”, fez subir o termómetro da indignação, dos que se sentiam humilhados pelo governo português, ao negar o ensino da sua língua e cultura a mais de 2000 jovens e crianças portuguesas e luso-descendentes na Suíça, mas também “pela forma desorganizada, arrogante como tinham sido tratados pelos representastes do Estado português”.
Neste mesmo dia pela manhã, numa escola na zona sul da cidade, três dezenas de encarregados de educação foram proibidos pela responsável da Coordenação de Ensino, Dra. Mariana Góis, de entrarem na sala onde se realizaria uma suposta reunião com Comissões de Pais da área consular de Zurique.
Segundo um representante de uma Comissão de Pais da cidade de Zurique, assistiram a momentos de “confusão, desorganização, incompetência e arrogância”. Metade das comissões ali representadas não foram sequer convocadas. Souberam deste encontro por ângulos e travessas, para ouvir a representante do Instituto Camões dizer “não tenho culpa, não sei nada”.
O XIX Governo Constitucional, com o apoio do Instituto Camões, quer acabar com o ensino de língua e cultura em 72 países, com o emprego de 1.691 docentes do ensino superior, secundário, básico, pré-escolar, frequentado actualmente por 155 000 alunos.


Zurique, 11-12-2011                                              Blog da Emigração:  http://jdei.wordpress.com/       

Sem comentários:

Enviar um comentário