04/03/2012

Secret Estado anuncia despedimento de docentes para 2012/2013 (12 Fev. 2012 - MCDES)


Secretário de Estado José Cesário anunciou o despedimento de 27 professores para o ano lectivo 2012/13 na Suíça
Actualmente, encontram-se na Suíça cerca de 1300 alunos sem aulas, dos quais 97 em regime de economia paralela. Os restantes 30 mil, usufruem de um ensino medíocre, anti-pedagógico e os seus 127 professores de precaridade laboral.
O Movimento Cívico de Defesa do EPE na Suíça reuniu-se no passado sábado [11/02/2012] na capital suíça (Berna) com representantes de 15 Associações/Comissões de Pais vindas de toda a Suíça. Durantes os trabalhos, foi feita a avaliação das actividades desenvolvidas, situação actual e posições futuras.
As tarefas aprovadas na última reunião foram concluídas. O eco desse mesmo trabalho, começa agora a aumentar de watts.
A situação actual dos cursos de LCP (= Língua e Cultura Portuguesa) na Suíça continua a ser inconstitucional para uns, e de precaridade pedagógica, para outros. Nos cantões dos Grisões/Graubünden (GR), Suíça central (SZ) e Zurique (ZH) encontram-se cerca de 1300 alunos sem aulas, dos quais 97 em regime de economia paralela. As restantes três dezenas de milhar usufruem de um ensino medíocre, anti-pedagógico e os seus 127 professores de precaridade laboral.
O Senhor Secretário de Estado e a Coordenação de ensino local não têm solução para este problema actual. Para o próximo ano lectivo, como medida eficaz, José Cesário anunciou que vai despedir mais 27 professores. Afirmação feita aos microfones da Radio Cité de Genebra e em entrevista a um meio de comunicação da comunidade radicada em Zurique (Boletim Lusitano): “Vamos abrir um concurso a que todos os professores têm de concorrer (…) e vamos colocar na Suíça 100 professores.”
A indignação é geral: encarregados de educação, alunos, professores, comissões de pais, dirigentes associativos e religiosos.
O Movimento Cívico e associações decidiram estabelecer novas tentativas de diálogo com as autoridades portuguesas, uma acção de mobilização a nível europeu para a criação de grupos idênticos e estabelecer contactos aos já existentes, bem como a realização de uma manifestação na cidade de Berna no próximo dia 17 de Março (sábado).
O Movimento Cívico de Defesa do EPE na Suíça lamenta que o deputado eleito pela imigração, o Sr. Paulo Pisco (de visita à Suíça no fim-de-semana de 4 e 5 de Fevereiro), não se tenha reunido com o mesmo.
               Zurique 12.02.2012
Movimento Cívico de Defesa do EPE na Suíça

Sem comentários:

Enviar um comentário